A tundra é uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, ou seja, das áreas polares. Ela está presente principalmente no extremo norte da América do Norte, da Europa e da Ásia, além de algumas localidades do Hemisfério Sul, tais como na Terra do Fogo e na península Antártica. Essas regiões registram as menores temperaturas do planeta.
A variação climática da Terra é responsável pela diversidade vegetal, influenciando diretamente nas paisagens. A tundra é um bioma característico de regiões de clima polar, com baixas temperaturas e um longo período de gelo. Essas condições dificultam o crescimento da vegetação, que se desenvolve durante um curto período de verão, no qual ocorre o degelo.
A cobertura vegetal da tundra é de pequeno porte, sendo formada basicamente por musgos, liquens, gramíneas e outras espécies herbáceas, não havendo árvores de grande porte. Essas espécies são adaptadas às condições climáticas da região polar, conseguindo se desenvolver durante o verão. Porém, o ciclo termina com o inverno e com a consequente camada de gelo que se forma no solo.
O frio muito intenso também dificulta a permanência de animais. A fauna da tundra é composta por animais como o urso-polar, o caribu, a rena, a raposa, o boi-almiscarado, o lobo ártico, aves, além de uma grande variedade de insetos. Boa parte dessas espécies migra durante o inverno, em busca de locais com temperaturas mais elevadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário